Pequenos exercícios para escritores!
- mrsprongs85
- 4 de jan. de 2016
- 2 min de leitura

Olá, borboletas!Todos nós, escritores, sabemos muito bem o quão dificil é lidar com as crises de inspiração, que sempre vai embora no auge da história.
Alguns escritores afirmam que nunca tiveram ou sofreram desse mal chamado "falta de inspiração", mas isso é obviamente uma grande mentira. Todo escritor, dos mais talentosos aos iniciantes, sabem muito bem que não tem como escapar desse vírus contagioso. Como diz meu professor, "uma pessoa só se torna escritor quando passa pela crise de inspiração".
Mas, mesmo com todas as complicações, existem exercicios que podem auxiliar na vida de um escritor? No geral, são dicas de escritas mas que podem ajudar também na hora H, quando precisamos escrever.
1) Escreva seu obituário. Escreva todas as realizações de sua vida. Você pode escrevê-lo como se você morresse hoje ou cinqüenta anos no futuro.
2) Valorize os verbos. Pegue um trecho de um de seus textos e analise se costuma utilizar mais frequentemente verbos ativos ou passivos. Pode ser que perceba uso demasiado de um em detrimento de outro. Como exercício, pegue o mesmo trecho e altere todos os verbos: de passivo para ativo, de ativo para passivo. Por exemplo: “Helena sentiu (PASSIVO) os raios de sol em seu corpo” para “Helena mergulhou (ATIVO) seu corpo nos raios de Sol”.
3) Pratique os diálogos. Transcreva um diálogo entre seus personagens favoritos de uma série/filme/livro e depois mude/ambiente para o seu livro, sua história, mas NÃO publique isso, pois com certeza será acusado de plágio.
4) Defina pelo menos 2 metas. Por exemplo, minha meta é escrever 25 palavras por dia em um de meus livros. A "Ficção em tópicos" lançou recentemente o calendário do escritor, que ajudará muito com isso.
5) Escreva um entrevista com você mesmo, um conhecido, uma figura famosa ou um personagem de ficção. Faça isso no estilo de uma revista apropriada (ou não) para este fim, como a Veja, Caras, Rolling Stone, Nova...
6)Descreva um dos seus personagens. Escreva o tanto quanto puder sobre ele – todas suas qualidades, defeitos, características, vícios, etc. No entanto, nesta descrição, ele não deve realizar nenhuma ação, o que inclui não dizer nada, e nem pensar em coisa alguma.
7) Normalmente temos a tendencia de escrever sobre personagens que se parecem conosco. Por que não faça isso ao contrario? Pegue uma folhe e descreva um personagem diferente de você em TUDO!
Defina suas metas, pratique seus exercicios, descreva - se! Se ache como escritor!
Tenham um bom dia e até mais!
Comments