top of page

Como escrever uma boa cena de romance

  • mrsprongs85
  • 15 de jan. de 2016
  • 3 min de leitura

Olá, borboletas escritoras!

Escritor que é escritor sempre teve aquela pulga atrás da orelha quando se trata de cenas de romance. De uma forma ou outra, mesmo se você for o romancista mais prestigiado da galaxia vai ficar se perguntando se a cena está realmente boa, o que falta nela, lê e relê de todas as formas, traduz para linguas estrangeiras, tenta se consentrar para consertar os erros mas sempre vai se atrapalhar.

Após uma conversa com um professor de literatura estrangeira (Tenho aulas grátis em uma plataforma online pois ganhei em um sorteio no facebook e enfim), ele me chamou a atenção de alguns pontos em minha história como frases clichês que todo mundo sempre espera ouvir, uma cena muito melodrámatica que não ficou legal e não se conectou com a minha história.

E após dá uma surrupiada nas histórias alheias e algumas pesquisadas básicas, separei uma listinha de alguns erros que devem ser 'melhorados' (vamos deixar assim por enquanto que eu não acho outra palavra).

#1 - "E então ele me beijou..."

Sério? Não, não e não! Chega disso! Quando vejo/leio isso me lembro das primeiras cenas romanticas do Percy com a Annabeth, que foram meio sem graças e sem nexo. Essa frase é a clichê das clichês, até eu já a usei muitas e repetitas vezes em minhas fanfics e, acreditem, me arrependo. Sei que é dificil arranjar uma frase que fique boa, mas vamos nos esforçar. Eu, por exemplo, gosto de usar "o puxei para um beijo (descreva o beijo)", acho prático, porém, detalhista.

#2 - Tente, pelo menos, deixar mais realista.

Outra coisa que já fiz na minha longa lista de histórias ruins: fazer uma cena de romance que só acontesse hoje em dia se o homem for MUITO romantico mesmo. Passeios na praia, pedido de casamento ao por do sol, mega pedido de namoro... São tão lindos, mas tão surreais. Sim, surreais. Se sua história se passa nos dias atuais, tente fazer ao mais simples. Claro que existem casos que homens fazem isso e muito mais, porém, ultimamente o romantismo vem em decadencia. Não vemos com frequencia relacionam onde as pessoas agem assim, pelo menos não eu. Que tal escrever uma cena simples dos casal tomando um café e conversando sobre a vida? Acho bonito e bem mais legal de se ler, além de parecer conectar os dois.

#3 - Que tal uma musiquinha?

Sem inspiração? Vibe Lana Del Rey com um toque de Adele? Use isso ao seu favor! Se a sua personagem está sofrendo de decepção amorosa, ou foi traida por alguém muito especial para ela, use isso para trazer um ambiente legal para a sua história. Escrever ouvindo música é uma alternativa. Se sua personagem está sofrendo com o fim de um relacionamento, taca - lhe Taylor Swift. Escute as músicas, veja as traduções. Se ela está feliz e apaixonada, vai fundo no Ed Sheeran. O muso das romanticas.

#4 - Não, clichê não.

Olha a tia aqui comentando sobre clichês de novo. Sei que sou uma chata quando se trata de clichês, mas eu realmente odeio isso muito! Cometi muitos erros na vida, mas o que considero um dos piores foi a minha fanfic de Harry Potter na vibe de 50 tons de cinza. Que merda de 'deusa interior' que nada! É dificil sair dessa zona quando se entra? Oh se é, amigo! Mas, com força de vontade, conseguimos. Crie cenas inussitadas! Que tal pegar aquele momento ~hilário~entre você e a sua namorada (se for forever alone como eu, faça a mesma coisa só que com momentos com os seus amigos) façam uma adaptaçam que se encaixe na sua história! Isso vai agradar muito os seus leitores!

#5 - Não fuja de seus personagens

Já li fanfics onde o cara pede a moça (que era bem pobre e humilde) em um pálacio com várias pessoas olhando para eles. Estaria tudo bem se a menina, a personagem sortuda, não fosse timida e mega humilde com tudo. No começo ela não aceitava presentes caros dele facilmente, não queria morar na casa dele e também não gostava de ficar perto de muitas pessoas por muito tempo. E até o capítulo 34 era assim. Mas, no 35, chegou a decisiva cena do relacionamento dos dois: o pedido de casamento! Porém, a autora fugiu da personagem que ela mesma criou. A moça, que antes era bem na dela, ficou louca e muito alegre, falou com todo mundo como se fosse a pessoa mais sociavel do mundo, aceitou na boa o diamante de 5 quilates que ele pôs no dedo dela e nem se incomodou de ser pedida em casamento em um castelo super caro. O que me deixou frustrada foi a maneira que a escritora mudou a personagem de um dia para o outro! Para mim, ele precisava de mais tempo para realmente ficar daquela maneira. Mas foi realmente de um dia para o outro.


 
 
 

Comentarios


bottom of page